Trabalho Materiais 33
O controle de qualidade de um produto metalúrgico pode ser estrutural e dimensional. O segundo preocupa-se em controlar as dimensões físicas de um determinado produto, denominado Metrologia. O primeiro preocupa-se com o material que forma a peça, sua composição, propriedade, estrutura, aplicação, etc.
Pode ser: físico, químico, metalográfico e especial. Neste Material enunciaremos a pratica Metalografia no que diz respeito à preparação das amostras
1.1.1 Seleção da amostra
Em sala de aula formamos duplas, em laboratórios tivemos que ajuntar duplas formando grupos, para poder escolhermos amostras, junto ao professor, nosso grupo ficou com a amostra do aço 1045 trefiladoO aço 1045 trefilado tem algumas transformações antes do mesmo, e o aço é feito de uma liga entre o ferro e o carbono, com porcentual variando do carbono até 2,2% não podendo passar disso. Eles são passados por processos como Cadinho, Conversor, Siemens-Martin e Forno elétrico. O aço 1045 antes de passar pela trefilação que normalmente dão a formatação redonda do ferro, ele é um ferro carbono, podemos ver em um diagrama de equilíbrio esquematicamente as estruturas dos cristais mais utilizados no aço carbono e nos permite ter o melhor conhecimento do tratamento “têmpera, revenimento e recozimento” da liga de aço e sua estrutura.
Metalografia aço 1045 trefilado.
1.1.2 Corte da amostra Usamos a cortadora metalografica figura:
Algumas operações mecânicas usadas como torneamento, aplainamentos e outras, impõem severas alterações. O corte abrasivo oferece a melhor solução desse problema.
Esse equipamento usado para o corte conhecido como “cut off” ou policorte, existem discos abrasivos intensamente refrigerados, para evitar algum dano ao matéria por causa de um aquecimento, a relativa e poucas rotações é largamente utilizados em laboratórios metalograficos.
O disco de corte possuem discos abrasivos e finos, frequentemente feitos com alumina ou oxido de silicato.
Em sala