Laboratório de Gestão
A análise de crédito é tarefa bastante complexa e de fundamental importância numa organização. É ela quem define a possibilidade das formas de venda e recebimento de valores em uma empresa.
Segundo Schrickel (1994), crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte de seu patrimônio a um terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, após decorrido o tempo estipulado.
1. Política de crédito
Padrões de crédito:
Visando a redução de riscos com vendas a prazo, as empresa definem critérios e padrões de crédito com base no mercado em que atuam. Desta forma as organizações exigem requisitos mínimos a serem cumpridos para a liberação de crédito. Estes requisitos são baseados na atual situação econômica, bem como liquidez e capacidade que as empresas solicitantes de créditos possuem para darem confiabilidade a empresa que está cedendo parte de seu patrimônio como uma garantia de retono.
Além dos tópicos acima, ainda avalia-se a rentabilidade que estas operações acarretarão sobre as movimentações de ativos desta empresa
Prazo e limites de concessão de crédito:
Define-se como prazos e limites de crédito o período de tempo que a empresa concede para pagamento, a seus clientes, pelas compras realizadas.
Sabemos que o ideal das empresas seria o recebimento à vista de suas vendas, porém com o crescimento de uma cultura de vendas parceladas, a empresa precisa analisar as vantagens da abertura de crédito a seus clientes, visando o aumento das vendas e do faturamento.
Outros fatores que devem ser levados em conta no ato de definição da política de crédito de uma organização, são: saber como a concorrência está trabalhando para evitar a perda de clientes, analisar o desempenho da conjuntura econômica do mercado e do país onde a empresa encontra-se inserida e principalmente a análise de metas gerenciais internas, para evitar o atraso no