Laboratório de física 2 - associação de resistores
1. Resumo
2. Introdução Teórica
A humanidade se tornou extremamente dependente da eletricidade. A grande maioria dos aparelhos, seja de uso doméstico ou industrial, funciona através de eletricidade.
Dois conceitos são básicos para a compreensão da elétrica: tensão e corrente. Corrente elétrica é simplesmente um movimento ordenado de elétrons. Já a tensão ou diferença de potencial entre dois pontos é a tendência que um elétron tem de se deslocar. Quanto maior essa diferença de cargas, maior será o fluxo de elétrons.
O movimento no condutor fica sujeito a uma oposição que é conhecida como resistência elétrica. Sua função é limitar a passagem de corrente elétrica (restringir a passagem de elétrons) pelo fio e, também, transformar a energia elétrica em energia térmica (efeito Joule). O resistor nada mais é que um fio de metal com n voltas e ele está presente em vários aparelhos, tais como chuveiros elétricos, lâmpadas, entre outros, mostrado a seguir na figura 1.
Figura 1 – Esquema de um resistor As faixas coloridas presentes no resistor são utilizadas para verificar o valor nominal de sua resistência (Ω) e sua tolerância (erro percentual). Para realizar tal conferência há uma tabela chamada código de cores, conforme a figura 2.
Figura 2 – Tabela “Código de Cores”
A Lei de Ohm, representada pela equação