Laboratório de Fisica - Torque
FÍSICA EXPERIMENTAL - MECÂNICA E FLUÍDOS
FELIPE N. MÜTZENBERG; Julio César Ferreira da Rocha; Israel da Rosa Barcelos; Cícero Rodrigues de Santana; alexandre miotto; BRUNIEL DE MENEZES MACHADO
CANOAS
2015
1. OBJETIVO
Ao final desta experiência você deverá ser capaz de:
Compreender que o efeito de uma força, para tentar fazer um corpo girar em torno de um eixo, depende não só do valor da força como também da distância a que ela atua.
Compreender a noção de Torque e Momento de uma força, bem como suas aplicações.
2. INTRODUÇÃO
Quando temos um corpo sujeito à ação de forças de resultante não nula, o corpo pode adquirir tanto movimento de rotação quanto movimento de translação, isso ocorrendo ao mesmo tempo. Sendo assim, podemos definir o momento de uma força como sendo uma grandeza associada ao fato de uma força fazer com que um corpo (ou objeto) gire.
2.1 . Torque ou Momento de uma Força
O torque é a grandeza física que inclui o módulo, a direção e o sentido da força aplicada e também a distância do ponto de aplicação até o eixo. É essa grandeza que governa o movimento de rotação de um corpo extenso do mesmo modo que a força é a grandeza que governa o movimento de translação.
3. METODOLOGIA
3.1. Momento de uma Força ou Torque.
O momento de uma força em relação a um ponto ou a um eixo, é quando obtemos uma medida da tendência dessa força provocar a rotação de um corpo em torno do seu eixo. Quando temos duas forças agindo nos dois lados do ponto ou do eixo, se o resultado do seu momento de uma força ou torque for igual para os dois lados da balança, sendo assim podemos concluir que conseguimos o equilíbrio do sistema quando a força resultante é igual zero assim obtendo o equilíbrio sobre o eixo de rotação. Para que isso seja possível foi necessário criar uma convenção de sinais ou seja rotação no sentido horário = Momento Negativo, rotação no sentido anti-horário = Momento Positivo.
Gangorra de Forças - Figura