Relatório Pêndulo de Torção
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA A – Turma 43
GEISE KELLY
ISAAC DE ARAÚJO
JEAN MUNIZ MOURA JUNIOR
EXPERIMENTO
PÊNDULO DE TORÇÃO
São Cristóvão – SE
Agosto , 2013
GEISE KELLY
ISAAC DE ARAÚJO
JEAN MUNIZ MOURA JUNIOR
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DE FISICA A: PÊNDULO DE TORÇÃO
Relatório apresentado ao professor Marcelo Andrade Macedo, como parte nas avaliações da disciplina Laboratório de Física A, turma T43, da Universidade Federal de Sergipe.
INTRODUÇÃO
O pêndulo de torção trata-se de um sistema físico, no qual um corpo (com uma determinada massa) é suspenso por um fio, de forma que uma leve torção neste fio desloca o corpo de sua posição de equilíbrio, o qual inicia oscilações harmônicas em torno dessa posição inicial. Isso ocorre devido ao fio passa a exercer um torque restaurador τ, sendo este, proporcional ao ângulo de torção α e ao módulo de torção k, que consequentemente depende das características do fio, na tentativa de retornar ao equilíbrio.
Sendo assim, estes procedimentos experimentais, tratam da análise dos fatores que influenciam na frequência de oscilações do corpo ao ser retirado de sua posição de equilíbrio. O momento de inércia do corpo em torno de um eixo, situado no prolongamento do fio é um desses fatores.
No que diz respeito às oscilações, em vez do corpo ser deslocado da sua posição de equilíbrio, ele é girado em torno de seu eixo vertical. Isto causa uma deformação do fio que o sustenta, que tende a retornar ao seu estado original sob a influência do torque restaurador exercido pelo fio. Dentro deste ponto de vista, o sistema é mais parecido com a situação massa-mola, onde a força restauradora não é devido à gravidade, mas à eliminação de deformações em um sistema material.
Sendo assim, a frequência