Laboratorio
.
1.1 Material de vidro
Balão de fundo chato ou de Florence:
Utilizado no armazenamento e no aquecimento de líquidos, bem como em reações que se processam com desprendimento de gás.Deve ser aquecido sobre a tela de amianto.
Balão de fundo redondo
Muito usado em destilações, para colocação do líquido a ser destilado ou para a coleta do líquido após a condensação do vapor(A). Nas versões mais modernas apresenta boca esmerilhada dediâmetro padronizado.
Pode se apresentar também na forma de balão de destilação (B), que possui gargalo longo e é provido de saída lateral por onde passam os
Balão volumétrico
gases e vapores.
Recipiente calibrado, de precisão, destinado a conter um determinado volume de liquido, a uma dada temperatura. É utilizado no preparo e na diluição de soluções de concentração definida (soluções padrão).
Como o volume nominal dos balões volumétricos é geralmente calibrado a
20ºC, não é recomendado colocar soluções aquecidas no seu interior, nem submetê-los a temperaturas elevadas.
Bastão de vidro
Usado na agitação e na transferência de líquidos. Quando envolvido em uma das extremidades por um tubo de látex é chamado de "policial" e é empregado na remoção quantitativa de precipitados.
Béquer
Recipiente com ou sem graduação, de forma alta (Berzelius) ou baixa
(Griffin). Usado no prepraro de soluções, na pesagem de sólidos e no aquecimento de líquidos, bem como em reações de precipitação e recristalização. É freqüentemente confeccionado em vidro pirex, resistente a temperaturas elevadas. Apesar disso, não resiste a choques nem a variações bruscas de temperatura. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto. Bureta
2
0
Equipamento calibrado para medida precisa de volume. Permite o escoamento
10
de líquido e é muito utilizada em titulações. Possui uma torneira controlada de
20
vazão na sua parte inferior. São encontradas no comércio buretas com
30
capacidades que variam de cinco a