LABORATORIO
Colégio Dom Bosco
Professor: Camila
Alunos: Bárbara Amaral, Beatriz Monteiro, Igor Cardim, Julia Nunes, Luisa Araújo, Salvador Bergo, Thais Carmona, Vinicius Aquino
Turma: 9° ano A – Manhã
Brasília, 2014
Materiais:
Nessa experiência utilizamos materiais encontrados no seu estado físico, são eles: hidrogênio, hélio, carbono, magnésio, alumínio, enxofre, ferro, zinco, estanho, iodo, mercúrio e chumbo.
Procedimentos
O nosso objetivo consistia em observar os materiais em seu estado sólido e classifica-los na tabela periódica, onde iríamos descobrir os materiais que são metais e aqueles que são ametais.
Resultados:
Foi possível observar todos os materiais e classifica-los de acordo com sua utilidade e os elementos que são encontrados nele, veja abaixo cada material e sua classificação:
Hidrogênio (H2): por ser um gás o hidrogênio pertence a classe dos não metais. Ele apresenta um como seu número atômico e é o primeiro da tabela periódica.
Hélio (He2): por também ser um gás, não é um metal. Ele em temperatura ambiente é gasoso (gás) e é o segundo da tabela periódica, por possui apenas dois prótons.
Carbono (C6): o mesmo ocorre com o gás carbônico, que pertence aos não metais. Ele por possui um numera atômico de número seis se encontra no sexto lugar na tabela periódica.
Magnésio (Mg12): o magnésio é um metal. Sólido, possui uma coloração acinzentada e tem a aparência de uma pequena pedra. Ele possui doze prótons e se encontra da décima segunda posição da tabela periódica.
Alumínio ( Al13): o alumínio é um metal que é comum no nosso dia-a-dia. Ele possui uma coloração acinzentada como o magnésio e pode ser encontrado em vários locais, como em latinhas de refrigerante, em grades e etc. O alumínio é o décimo terceiro da tabela periódica por possui treze como número atômico.
Enxofre (S16): o enxofre é um não metal, pois ele dificilmente libera os átomos da camada de valência, para se ligar á outro