laboratorio
Curso de Licenciatura Específica de Biologia
Disciplina: Prática / Vivência I - Laboratório de Pesquisa de Material Didático
Professor: César Brasileiro
Relatório – Laboratorial
Nomes: Elis Regina da Silva
Crisley Cristiny B. M. do Vale
Elis Regina Teixeira
Itapajé-CE
Julho/2009
Fundamentos Teóricos
As células que constituem o corpo das plantas vasculares são bem diferentes entre si. Como os animais, plantas apresentam tecidos, conjuntos de células especializados na realização de determinadas funções. Os tecidos vegetais organizam-se em três sistemas básicos: Dérmico, Vascular e de Preenchimento.
Cortiça é um material de origem vegetal da casca dos sobreiros, com grande poder isolante.
Estômatos são estruturas celulares que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. Está localizado geralmente na epiderme inferior (parte abaxial), evitando o excesso de transpiração devido à intensidade de luz que atinge a epiderme superior.
São estruturas constituídas por um conjunto de células localizadas na epiderme dos Traqueófitos, especialmente sobre a face abaxial das folhas, com a função de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração do vegetal.
Grande parte da transpiração é efetuada ao nível dos estomas foliares, que controlam a quantidade de água perdida por transpiração, devido à sua capacidade de abrir e fechar.
Material Utilizado no Laboratório
1 Gilete
2 Placas de petri
1 Folha
1 Pedaço de caule
Água
1 Copo de Becker
1 Conta gotas
2 Lâminas
1 Microscópio
1º Procedimento
Pegamos à gilete para cortamos a folha (estomas), detalhe o corte tem que ser fino, então tiramos a amostra e em seguida a colocamos em uma lamina com uma gota de água e a vimos no