Laboratorio , teor de umidade
Introdução sobre o teor de umidade (símbolo h ou w)
Os solos não são compostos simplesmente de partículas sólidas, pois tais não são agrupadas em massa firmes, ocasionando assim espaços entre elas e nestes espaços se encontram partículas liquidas e gasosas. E nestes espaços as partículas podem , de maneira geral deslocar-se entre si, algo que não gostaríamos que acontece-se caso um prédio fosse construído . Neste ponto é importante se descobrir o quanto de água este solo possui , no caso o teor de umidade do solo.
É definido que o teor de umidade (w ou h) de uma amostra de solo como a razão entre o peso da água (Pw) contida em um certo volume de solo e o peso da parte sólida (Ps) existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem.
A nomenclatura internacional utiliza o símbolo w. Também pode ser expressa como razão entre massas.
H ou W = (Pw / Os) * 100
Vale ser ressaltado que os teores de umidade devem ser expressos com aproximação de 0,1%, exceto quando definem limites de consistência. Primeiro método :
Processo da estufa
Objetivo:
O ensaio tem como objetivo a determinação da porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo através do método da estufa, sendo este o mais indicado e usado por conta da o seu alto nível de precisão e relativa fácil aplicabilidade; relativa, pois uma desvantagem é o fato deste ensaio não poder ser feito em campo, pois é preciso uma estufa elétrica e os resultados são obtidos, em pelo menos um dia após, a amostra ser colocada na estufa. . A umidade é importante para a determinação de outros índices físicos: limite de liquidez e limite de plasticidade (são teores de umidade em que o solo "muda de estado").
Conteúdo :
Equipamentos:
Balança com resolução de 0.01g.
Estufa com temperatura controlada entre 105°C e 110°C.
Dessecador com agente de absorção de umidade, tipo sílica-gel, recipientes, capsulas metálicas com tampa,