laboratorio de fenomenos de transporte
A prática foi realizada no Laboratório de Fenômenos de transporte da Universidade Federal de Sergipe, com o intuito de comparar os valores da difusividade calculados experimentalmente com os da literatura. O relatório tem como principal objetivo determinar o coeficiente de difusão, fluxo de matéria do meio mais concentrado para o menos ao longo do tempo, em uma mistura gasosa, onde um dos componentes procede de uma substância líquida pura em evaporação.
Palavras-chave: Difusividade; transferência de massa
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 OBJETIVO
Tem como principal objetivo determinar experimentalmente, utilizando o método de Stefan, o coeficiente de difusão em uma mistura gasosa binária, onde um dos componentes procede de uma substância líquida pura em evaporação.
1.2 TRANSFERÊNCIA DE MASSA
A transferência de massa envolve o transporte direto de substâncias a partir de um gradiente de concentração existente. Em um sistema, componentes em que as concentrações variam de ponto a ponto, há uma tendência natural da massa ser transferida, minimizando as diferenças de concentração no sistema.
O transporte de um componente de uma região de alta concentração para aquela de menor concentração é chamado de transferência de massa.
Segundo Cremasco (2002), transferência de massa é um fenômeno ocasionado pela diferença de concentração, maior para menor, de um determinado soluto em um certo meio.
Entenda soluto como uma espécie química que está contida numa região, esta denominada solvente.
Pode-se relacionara relação causa e efeito com o transporte de massa, através da seguinte equação:
(1)
Segundo Cremasco (2002), a diferença de concentração do soluto, enquanto causa, traduz-se em “força motriz”, necessária ao movimento da espécie considerada pede uma região à outra e o teor de resposta de reação desse movimento, em virtude da ação da força motriz, está associado à resistência oferecida pelo meio ao transporte