Fenômenos de transportes - laboratório
Engenharia de Produção – 5º Semestre
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
Relatório Pratica de Laboratório
Março de 2011
Santa Bárbara D’Oeste
Introdução
O relatório a seguir, apresenta o desenvolvimento e os cálculos realizados no procedimento laboratorial. Para o mesmo foi utilizado à equação de conservação de cargas de Bernoulli, o cálculo de vazão volumétrica e piezômetros.
O relatório traz uma introdução ao conceito de Escoamento em Regime Permanente, ao conceito de Escoamento em Condutos Forçados e os cálculos necessários com seus devidos resultados, a fim de se obter o que foi pedido à realização do mesmo.
1. Conceito de Escoamento em Regime Permanente
Considerando-se a situação representada pela figura 1, tem-se o escoamento em regime permanente, quando as propriedades em uma dada seção do escoamento não se alteram com o decorrer do tempo.
Devemos observar que estas propriedades podem alterar-se de seção para seção.
FIGURA 1
Pelo próprio conceito de escoamento em regime permanente, conclui-se que em se tratando de níveis de reservatórios, os mesmos devem permanecer constantes (NA ou NC) como condição para ocorrer este tipo de escoamento; isto na prática pode ser observado nas seguintes situações:
1ª - Reservatórios de grandes dimensões (mares, rios, lagos, represas, meio ambiente ...);
2ª - Reservatórios de pequenas dimensões, porém a quantidade de fluido retirada é automaticamente reposta (estabelece-se um nível e retira-se através de uma dada instalação a quantidade de fluido produzida, por exemplo por uma nascente).
3ª - Reservatórios de pequenas dimensões, onde os níveis dos reservatórios variam em um certo intervalo de tempo (escoamento em regime variado) e dentro de certos limites. Nesta situação, localiza-se a condição crítica e para a mesma impõe-se a condição de regime permanente, ou seja nível constante.
2. Condutos Forçados: - são aqueles onde o fluido apresenta um