SOCIOLOGIA
1. O mundo do trabalho e as suas instituições Marx, Durkheim e Weber formularam interpretações muito distintas de como se dava a relação do indivíduo com a sociedade. Lemos que, para Marx, é fundamental a identificação de qual o estágio de desenvolvimento das forças produtivas (ferramentas, máquinas e técnicas) de uma sociedade para então compreender o lugar do indivíduo nesta sociedade. Ele são, assim, vistos a partir das relações de trabalho em que estão inseridos. Assinale nas alternativas a seguir aquela que contém APENAS instituições ligadas diretamente à esfera do trabalho de uma sociedade. A) Estado, lojas e sindicatos. B) Igreja, ONGs e associações de bairro. C) ONGs, jornais e organizações patronais.
D) Indústrias, sindicatos e organizações patronais.
E) A imprensa, os sindicatos e a Igreja
2.Distinção entre trabalho e emprego Leia as assertivas seguintes e assinale a que MELHOR classifica as ocupações listadas. Todas elas são formas de trabalho, no entanto, apenas algumas são consideradas formas de emprego – podendo ser, inclusive, formalizado segundo as leis vigentes. Lembre-se que o principal fator de distinção entre eles é a remuneração. I. Policial militar; II. Dona de casa; III. Empregada doméstica.
A) Todas as ocupações citadas são formas de emprego;
B) As ocupações I e II são considerados empregos, aos passo que III é considerado apenas trabalho;
C) As ocupações I e III são considerados empregos, aos passo que II é considerado apenas trabalho;
D) As ocupações II e III são considerados empregos, aos passo que I é considerado apenas trabalho;
E) As ocupações I e III são considerados apenas formas de trabalho, aos passo que II é considerado um emprego.
3: Trabalho formal e trabalho informal Leia matéria seguinte, publicado pelo portal da Veja no dia 26 de abril de 2010. Mais da metade dos brasileiros tem emprego formal Imagem retirada do site www.fem.org.br “Mais da metade dos trabalhadores das metrópoles do país