Lab Resistência dos Materiais
Resistência dos Materiais
Aluno : Guilherme Rocha David
Matrícula : 13979
2º Ano de Engenharia Mecânica
1 – Introdução
A A Fotoelasticidade é uma técnica experimental para análise e determinação do campo de tensões/deformações em peças e/ou estruturas de engenharia utilizada, principalmente, em modelos complexos, sendo portanto um poderoso e eficiente método para análise de campo completo de tensões no estado plano ou tridimensional. Na fotoelasticidade de transmissão é necessária a confecção de modelos transparentes com características de birrefringência ou anisotropia ótica quando submetidos a esforços mecânicos. Para a aplicação desta técnica, é necessário utilizar um aparelho ótico denominado polariscópio, cuja característica principal é trabalhar com luz polarizada. O polariscópio possibilita a visualização dos parâmetros fotoelásticos, em forma de franjas coloridas, quando utilizada a luz branca, e franjas pretas e brancas quando se utiliza luz monocromática. Esta ordem de franjas está associada com o estado de tensão no modelo.
2 – Objetivo
Esse trabalho tem por objetivos o esclarecimento de como uma carga se distribui através de um material qualquer.
Notaremos como é possível calcular essas tensões e que há lugares onde ela não existe. Por isso é importante em todo bom projeto que se tenha um estudo bastante detalhado que a fotoelasticidade proporciona.
3 - Desenvolvimento
Uma viga sujeita a uma determinada força, sofre um pressão dada pela seguinte formula:
Como diz o princípio de Sant´venan, em furos, estrangulamentos em vigas e rasgos de chavetas são pontos de concentração de tensão.
Portanto, uma viga com um furo, terá comportamento diferente de uma viga sólida, caso sejam submetidas a uma mesma força, ou seja, a tensão não será distribuída igualmente ao longo da viga.