Lab. de quimica
* OBJETIVO
Determinar a porcentagem (teor) de ácido acético no vinagre, realizando a titulação de um ácido fraco com uma base forte.
* INTRODUÇÃO TEÓRICA
O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Mycoderma aceti transformam o álcool acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5% de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio 0,100 N ou de normalidade próxima a 0,1 N, conhecida com três casas decimais. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação.
*Álcool etílico (CH3CH2OH) e álcool acético (CH3COOH).
* MATERIAIS E REGENTES
* Suporte universal * Garra de bureta ou garra e mufa * Béquer de 100 ml * Funil * Pisseta * Solução de fenolfteleína * Bureta de 50 ml * Proveta de 50 ml * Proveta de 250 ml * Erlenmeyer de 250 ml * Pipeta graduada de 5 ml ou volumétrica de 2 ml * Densímetro de 1,000 a 1,200 (optativo) * Vinagre * Solução padrão de hidróxido de sódio, NaOH, 0,1 N (preparada no exercício de laboratório 21)
* PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Coloque cerca de 230 ml de vinagre em uma proveta de 250 ml e, com um densímetro de 1,000 e 2,000, meça sua densidade (ver exercício de laboratório 5)
d = Resposta?? g/ml
Observação: O professor poderá fornecer esse dado, se achar conveniente.
2. Pipete, com técnica adequada, 2 ml de vinagre para um erlenmeyer de 250 ml. 3. A esse vinagre, adicione mais ou menos 30 ml de água (medidos em uma proveta de 50 ml) e 5 a 10 gotas de fenolftaleína. 4. Carregue corretamente uma bureta de 50 ml com a solução de NaOH preparada na aula anterior, enchendo também a parte que fica abaixo da torneira. 5. Gota a gota, acrescente essa solução de NaOH da bureta ao