o lab de quimica
FACULDADE DE TECNOLOGIA
O LABORATÓRIO DE QUÍMICA
MANAUS-AM
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
ANDREIA DA SILVEIRA LOBATO
21552447
O LABORATÓRIO DE QUÍMICA
MANAUS-AM
2015
SUMARIO
INTRODUÇÃO
2. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI’s)
Ao entrar em um espaço laboratorial, o primeiro passo a ser tomado pelo individuo, seja ele professor, estudante ou pesquisador, é o cuidado com a própria proteção e segurança. Para esse cuidado, existem os EPI’s, que são indispensáveis em qualquer atividade dentro do laboratório.
Os equipamentos de proteção individual tem por finalidade, como o próprio nome já diz, a proteção do indivíduo que o utiliza, minimizando o risco de acidentes e problemas de saúde gerados por contaminação, por exemplo.
Para o uso dos EPI’s, deve-se considerar:
Usá-lo apenas para a finalidade que se destina.
Responsabiliza-se por sua guarda e conservação.
Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para o uso.
Adquirir o tipo adequado a atividade do empregado.
Treinar o trabalhador sobre seu uso adequado.
Tornar obrigatório seu uso.
Substituí-lo quando danificado ou extraviado.
Sendo assim, o EPI’s mais comumente usados em laboratórios são:
AVENTAL: Os aventais podem ser usados sobre ou sob os jalecos. Quando usados nos trabalhos que envolvem produtos químicos são confeccionados em Cloreto de Polivinila (PVC), em Kevler® quando utilizados com altos níveis de calor, de borracha onde há manipulação de grandes volumes de soluções e durante lavagem e limpeza de vidrarias, equipamentos e instalações (GUIMARÃES, 2005).
JALECO: Protegem a parte superior e inferior do corpo, isto é os braços, tronco, abdômen e parte superior das pernas. Devem ser de mangas longas, usadas sempre fechados sobre as vestimentas pessoais (não usá-lo diretamente sobre o corpo), confeccionados em tecido de algodão (mistura