Questionario lab. quimica
1. Como se identifica, experimentalmente, no processo de queima do bico de Bunsen, a ocorrência de um excesso de combustível em relação ao comburente?
* Na combustão completa ocorre a queima total do oxigênio, sendo possível identificar uma chama azul.
Na combustão incompleta ocorre a queima parcial do oxigênio (excesso de combustível em relação ao comburente), identificando uma chama amarela.
2. Como se explica a variação nas cores obtidas ao se colocar os sais dos diferentes metais na chama?
* Através do princípio de níveis de energia atômica de cada um dos sais.
Todo átomo tem diversos níveis de energia atômica, ocupados ou não por elétrons. Quando se dá energia ao átomo (colocamos na chama), os elétrons na ultima camada de energia serão excitados, subirão um nível de energia e rapidamente ele decai ao nível de energia em que se encontrava antes. Ao ocorrer esse decaimento, ele emite um comprimento de onda para equivaler no balanço de energia. Dependendo do átomo analisado, esse comprimento de onda pode estar dentro do espectro visível e ser observada a mudança de coloração de chama.
3. Qual é a composição do GNV e do GLP? Qual motivo você citaria para explicar o fato da queima do GNV gerar menos energia que a do GLP?
* O GNV (gás natural veicular) é composto por CH4, O GLP (gás liquefeito de petróleo) é composto por C3H8.
* O poder calorífico dos gases quantifica a sua capacidade de gerar energia, uma vez efetuada a combustão. E o GNV possui menos capacidade calorifica que o GLP.
4. Qual é a composição da gasolina? Qual é a principal diferença na queima da gasolina e do etanol? Em termos ambientais, qual dos combustíveis citados é o melhor?
* Gasolina: C8H18. * O álcool queima mais depressa que a gasolina, e o ponto de ignição têm de ser atrasado praticamente o dobro do ponto do motor à gasolina. A mistura ar/álcool por ter menos carbono em sua composição, queima melhor do que