La Amistad
CASCAVEL
2013
ATIVIDADE ÉTICA E FILOSOFIA
Trabalho entregue à disciplina de Ética e Filosofia do curso de Direito do 1º ano da Universidade Paranaense.
CASCAVEL
2013
La Amistad
Sobre Amistad, o direitor Steven Spielberg que é um dos mais famosos e conceituados na área baseia-se em uma velha ferida norte-americana, a questão da escravidão e os conflitos étnicos. O filme que é baseado em fatos verídicos, relata a tragetória de um grupo de 53 negros, desde o seu aprisionamento por traficantes de escravos até o retorno ao continente africano.
Inicia-se em uma embarcação chamada La Amistad (A amizade) "quanta ironia". Onde um navio negreiro no século XIX, em 1839 sofre um enorme revés ao ver os prisioneiros se rebeliarem e trucidarem grande parte da tripulação.
Fato que ocorreu devido as dezenas de negros que foram sequestrados de seus lares na África para servirem de escravos. Porém conseguem se libertar e assumir o comando, matam a maior parte e obrigam os sobrevivêntens a leva-los de volta para a África.
Sonho de retornar a África é frustrado quando chegam na América do norte. Lá o navio espanhol é capturado e levado há um grande julgamento.
Os 53 negros são acusados de assassinato, os sobrevivêntes da tripulação querem a posse da "mercadoria" e os oficiais norte-americanos que prenderam o barco desejam a posse dos cativos para vende-los. há favor dos negros aparecem os defensores da liberdade humana, lutando contra a espoliação e a exploração características da escravidão.
Defendidos pelo jovem e impetuoso advogado Roger Baldwin, capitaneados por Theodore Joadson e com o auxílio inestimável do ex presidente John Quincy Addams. O caso toma uma enorme repercussão, chegando assim, a Suprema Corte Americana.
Com uma brilhante defesa do jovem advogado e um dircurso emocionante proferido pelo Quincy Addams a defesa foi concebida e desse