comunicação
Alguns Conceitos Básicos
1 – Definições de Economia: a) etimológica do grego antigo: oikos (casa, lar) e nomos (lei, norma, estudo); b) real “ciência que estuda as necessidades do homem através do consumo, pagando-se um valor para realizá-lo”. (Prof. Adelphino Teixeira da Silva).
2 – Análise do conceito real de Economia: a) o agente o homem; b) a causa o consumo; c) o meio utilizado as relações econômicas; diferença específica para as demais ciências todas as atividades são medidas em moedas (valor).
3 – Atividade econômica: para ser classificada como tal, é necessário que preencha simultaneamente os elementos apresentados no item anterior. Caso contrário, será uma atividade não econômica.
4 – Princípios básicos que representam a Economia: a) viva presente; b) dinâmica busca solucionar problemas priorizados pelo homem; c) progressistas a economia evolui com o homem.
5 – Objeto (razão básica da existência) da Economia: escassez racionalidade para lucro e atender melhor necessidades do homem.
6 – A Economia como ciência: a fase científica da Economia surge no final do séc. XVIII com o escocês Adam Smith, quando publicou sua “A riqueza das nações”. Utiliza a matemática e a estatística como ciências para comprovar as teorias econômicas. Apesar do pouco tempo de sua existência, já houve muita discussão a respeito de diversos métodos científicos que poderiam ser melhor utilizado por ela.
7 – Divisão da Economia: a) Economia descritiva estuda a evolução do pensamento econômico desde a pré-história até os dias de hoje; b) Economia Aplicada estuda uma área específica do conhecimento humano onde se aplica a Economia; c) Teoria Econômica estuda os fatos econômicos. Subdivide-se em: Microeconomia estuda os agentes econômicos individualmente; e Macroeconomia estuda os agentes econômicos globalmente.
8 – Relação da Economia com outras ciências: direito econômico, engenharia econômica, medicina econômica,