Estudo jurídico sobre la amistad
Disciplina: Direito e Arte
Professor: Elton Dias Xavier
Acadêmica: Wanessa Priscila Aquino de Souza
Período: 2° Turno: Matutino Turma: “A”
QUESTÕES REFERENTES AO FILME AMISTAD (1997)
1- Quais eram as partes interessadas na causa?
As partes interessadas na causa foram representadas pelos sobreviventes da tripulação do La Amistad, que questionaram sobre a posse da “mercadoria” humana que transportavam; são contestados pela Rainha Isabela II da Espanha, que também quer se apropriar dos negros, alegando que o navio era de bandeira espanhola, sendo os escravos seus, devendo ser devolvidos; o presidente americano Martin Buren, que aspira à reeleição, tenta condenar os escravos com a finalidade de agradar os estados do sul e a rainha; os oficiais norte-americanos que apreenderam o barco e que desejavam a posse dos supostos escravos com o intuito de vende-los; contra todos já citados há os defensores da liberdade humana, que lutam contra a exploração advinda da escravidão, representados por Theodore Joadson e defendidos no Tribunal pelo advogado Roger Baldwin, que desafiam as leis em favor da liberdade dos negros, contando com o auxílio do ex-presidente John Quinay Addams e por fim o objeto da discussão entre as partes, os negros, que lutam pelo direito ás suas liberdades.
2- O que os negros representam no caso?
Os negros eram tratados como “coisas”, considerados como “mercadorias humanas”, sendo reivindicados sobre a posse e o direito de propriedade das partes que estavam em discussão. Chegando ao ponto de o próprio advogado de defesa dos negros, Baldwin, afirmar que o caso era de direito de propriedade e não criminal.
3- Qual a questão jurídica discutida no filme e no caso histórico?
A primeira discussão gerada está assentada sobre de quem era a competência de julgar o crime, os Estados Unidos ou a Espanha? Tendo em vista, que o crime aconteceu em alto mar. A