KW - internacionalização
1.
A empresa KW é uma empresa de móveis que foi fundada há 18 anos.
Atualmente possui 280 funcionários e fabrica móveis para dormitórios e cozinha classificados como linhas econômicas, em instalações próprias na serra gaúcha. O seu faturamento mensal gira em torno de R$ 4.000.000,00.
Como o produto possui baixa diferenciação e compete basicamente por preço, a concorrência no Brasil é muito acirrada o que proporciona margens de lucratividade baixas. A planta industrial possui uma limitação de capacidade produtiva e algumas máquinas estão obsoletas.
Quanto ao processo de internacionalização, a empresa exporta há pouco tempo. Há 3 anos, por intervenção de agentes de exportação, as primeiras operações foram realizadas para o MERCOSUL.
Os produtos da empresa vendidos ao mercado externo são os mesmos desenvolvidos para o mercado interno e, quando solicitado pelo importador apresentam alguma diferenciação. Não há pesquisa de tendências e design específicos para mercados externos.
Apesar de realizar a exportação de forma direta, a empresa não possui setor de exportação, os funcionários e o gerente comercial não possuem experiências na área internacional e nem o domínio de outras línguas como o inglês ou espanhol.
Nunca foi contemplado o tema internacionalização da empresa especificamente e do ponto de vista de promoção, a empresa já participou de algumas feiras como visitante com um grupo de empresas da indústria moveleira, mas ainda não expõe seus produtos.
Quanto à análise da concorrência disputa mercado com fabricantes chineses que atendem a grandes pedidos a preços competitivos.
Com base no enunciado analise as seguintes questões:
a)
Quais seriam os principais diferenciais competitivos (pontos fortes) que auxiliariam a internacionalização da empresa KW?
A empresa KW trabalha com o público C, realmente está bem posicionada em ambos os mercados interno e externo. O Público C é um público considerável, principalmente em