Kpi Gestao de estoque
KPI é a sigla que corresponde a Key Performance Indicator, uma técnica de gestão conhecida em português como Indicador-chave de Desempenho.
Os KPIs facilitam a transmissão da visão e missão de uma determinada empresa para funcionários que não ocupam cargos elevados. Desta forma, todos os funcionários de vários escalões hierárquicos são envolvidos na missão de alcançar os alvos estratégicos estabelecidos pela empresa. Um indicador chave de desempenho funciona como um veículo de comunicação, garantindo que os trabalhadores entendam como os seus trabalhos são importantes para o sucesso ou falta de sucesso da organização.
No mundo dos negócios, os KPIs são medidas quantificáveis para compreender se os objetivos estão sendo atingidos. Consequentemente, esses indicadores determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais. Os indicadores-chave de desempenho só devem ser alterados se os objetivos primários de uma empresa também sofrer alteração.
Existem diferentes categorias de indicadores, que podem ser: indicadores quantitativos; indicadores qualitativos; principais indicadores; indicadores de atraso; indicadores de entrada; indicadores de processo; indicadores de resultados; indicadores práticos; indicadores direcionais; indicadores acionáveis; indicadores financeiros.
Exemplos de KPI
Alguns exemplos concretos de KPI são:
Time to Market - Corresponde ao tempo de lançamento de um produto, que começa com a idealização do conceito e termina quando está disponível para venda.
Lead Time - Consiste no tempo de duração de um determinado processo.
Stock Out - Indica quantas vezes ou quantos dias um determinado produto em estoque chega ao saldo zero.
Market Share - Fatia de mercado que um determinado produto conquistou durante um determinado período de tempo.
Produtividade Homem/hora - Número de unidades produzidas por cada indivíduo que trabalha na empresa.
Ociosidade - % de tempo que uma equipe,