Kkkkkk
1 - O que são interações medicamentosas? As interações são sempre ruins para o paciente? Explique
R:Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. Constitui uma causa comum de efeitos adversos. Quando dois medicamentos são administrados, simultaneamente a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagirem entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando promove aumento da toxina de um fármaco. Algumas vezes, a interação medicamentosa reduz a eficácia de um fármaco, podendo ser tão nociva quanto o aumento. Por exemplo, tetraciclina sofre quelação por antiácidos e alimentos lácteos, sendo excretada nas fezes, sem produzir o efeito antimicrobiano desejado.
Há interações que podem ser benéficas e muito úteis, como anti-hipertensivos e diuréticos, em que esses aumentam o efeito dos primeiros por diminuírem a pseudotolerância dos primeiros.
Supostamente, a incidência de problemas é mais alta nos idosos porque a idade afeta o funcionamento de rins e fígado, de modo que muitos fármacos são eliminados muito mais lentamente do organismo.
2 -De exemplos de interações ligadas ao paciente. Explique como idade, genética, função hepática interferem com a ação dos medicamentos.
R:Interações ligado ao paciente, estado patologico.
3 -O que são incompatibilidade farmacêutica?Explique.
R: Duas ou mais drogas podem interagir diretamente no trato gastrointestinal quando são ingeridos simultaneamente ou quando são misturados em infusão intravenosa, frascos e seringas.
Ex: tem o aparecimento de coloração diferente, turvação ou precipitação de uma solução, ao se misturar com outra na seringa de injeção.
4 -Explique a interação que ocorre entre o leite e a tetraciclina. Essa interação é boa ou não?Explique.
R: Não é