Trabalho- teoria clássica do comércio internacional
Os fatos que levaram ao surgimento das idéias mercantilistas, bem como estas idéias em si e suas práticas. O mercantilismo foi o conjunto de idéias econômicas que dominaram os ambientes políticos e comerciais na Europa do século XVI, XVII e XVIII. O bullionismo acreditava que acúmulo de metais é que definiria a riqueza de um país. Observou-se também que neste período surgiu o conceito de "balança comércio".
No entanto podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.
2) No entender dos mercantilistas, qual era o papel reservado ao comércio internacional?
O objetivo primordial da Teoria do Comércio Internacional é oferecer explicação à existência do comércio entre os países, a diferenciação nos bens produzidos por ele e a barreiras comerciais impostas sobre o comércio internacional. Um dos mecanismos utilizados pelo comércio internacional é a taxa de câmbio e a balança comercial. A primeira é conceituada como a medida pela qual a moeda de um país qualquer pode ser convertida em moeda de outro país. Quanto maior a taxa de câmbio, maior volume que as empresas desejam exportar. Quanto menor a taxa de câmbio, menor o volume que as empresas desejam exportar. Já do lado das importações, a situação se inverte. No que tange a fixação da taxa de câmbio, é necessária a intervenção do governo. Outra medida adotada pelo comércio internacional é a balança de pagamento: Registro contábil de todas as transmissões de um país com outros países do mundo.
Portanto a Teoria do Comércio Internacional que tem como ponto de partida a "lei das