kijn
Este livro pertence á coleção da autora.
Quem o editou foi a Porto Editora.
Este conto temcomo protagonista Búzio, que era um homem muito pobre e fazia lembrar coisas marítimas devido á sua barba branca e ondulada que fazia lembrar as ondas, as suas veias grossas e azuis das pernas que eramiguais a cabos de navio, ao seu corpo que parecia um mastro, ao seu andar que era igual ao de um barco e aos seus olhos que eram azuis como o mar.
Buzio andava sempre com duas conchas na mãodireita que as utilizava como castanholas, e na mão esquerda trazia um pau atado a um saco.
Ele andava de porta em porta, tocava as suas castanholas e cantava os seus poemas, e as pessoas davam-lhecomida ou dinheiro, mas rapidamente o mandavam embora com desprezo. As coisas que lhe davam, ele guardava-as muito lentamente.
O Búzio era acompanhado pelo seu cão que era a única coisa que ele tinha.Muitos pobres apareciam em grupo a pedir, e eram muito queixosos e chorosos que até metiam pena. Mas Búzio aparecia sozinho sem nenhuma lamentação.
A narradora era uma menina que tinha uma casaperto da praia. Numa tarde Búzio foi á casa da menina tocar as suas castanholas e cantar os seus poemas e a empregada deu-lhe pão.
De seguida Búzio foi a caminho do mar e a menina perseguiu-o masescondeu-se para o observar.
Búzio olhou para o mar e começou a falar com ele.
A narradora diz que não se lembra do que ele disse mas sabe que eram palavras brilhantes, grandes e desertas.
Onome do conto “Homero” relaciona-se com Búzio pois Homero era um poeta grego que proclamava os seus poemas oralmente como Búzio o