Keith Haring
História da Arte e do Design
Vitor Corrieri
Keith Haring foi diagnosticado com AIDS em 1988, e depois disso, seu trabalho como artista mudou drasticamente. Ele criou uma fundação para ajudar pessoas com AIDS, criava peças sobre a doença e fazia de tudo para as pessoas ficarem cientes da doença. Mas infelizmente Haring morreu em 1990 por complicações com a doença.
Haring teve um papel muito importante para a Pop Art, sendo influenciado por artistas como Jean Dubuffet, Pierre Alechinsky, William Burroughs, Brion Gysin, ele consegue criar um estilo de se expressar próprio baseado na linha do desenho. Haring experimentou todo tipo de forma de se expressar videos, teatro, colagem mas sempre continuando em busca de melhorar seus desenhos.
Em 1980 haring descobriu um jeito eficiente de mostrar sua arte para milhares de pessoas todos os dias, na estação do metro em Nova York, cidade que ele morava, existiam paineis de propaganda que não eram usados então haring passou a fazer sua arte no lugar e durante anos ele fez centenas de peças fazendo até 40 em um dia, a estação de metro virou uma espécie de laboratório para Haring, e as pessoas que sempre passavam no metro começaram a interagir com ele e sentir o impacto de sua arte.
Haring ganhou sucesso internacional pelo estilo unico e a capacidade de impactar as pessoas com sua arte, com isso ele foi convidado para exibir sua arte em varias exposições, e além disso fez várias peças para o mercado publicitario.
Para deixar sua arte disponivel para um grupo maior de pessoas Haring resolver abrir uma loja onde venderia produtos relacionados a sua imagem a um baixo custo, por essa decisão ele foi criticado bastante pelas pessoas do meio artistico, mas por outro lado recebeu apoio de varios artistas e amigos incluindo o companheiro de Pop Art Andy Warhol.
Durante seu tempo Haring criou várias peças com o intuito de divulgar mensagens sociais, e além disso ele criava peças para hospitais, centros