Kaspar hauser - resumo
No início do filme Kaspar Hauser aparece em um calabouço, acorrentado e com um cavalo de madeira, aparentemente sua dieta se baseia em pão e água. Um homem misterioso aparece e tenta ensiná-lo a escrever. A notar pela palidez do personagem pressupõe-se que passou a vida inteira nestas condições. A única palavra que sabe falar é cavalo; algo que lhe desperta grande fascinação. Sabendo disso o homem tenta encorajá-lo a tentar aprender a escrever dizendo que lhe dará um belíssimo cavalo. No início Kaspar até tenta, mas logo desiste e vai brincar com seu brinquedo, quando então o homem aparece e lhe dá pancadas afim de ensiná-lo a ter disciplina.
Ao cair da noite o homem veste melhor Kaspar para sair, neste momento é notório que ele não sabe andar. O homem tanta ensiná-lo com muita dificuldade. Kaspar fica aparentemente assustado e fascinado com o mundo exterior, sendo visível a sua falta de capacidade de raciocinar, sendo muito conformado, lhe falta a capacidade de instigar as coisas.
O homem diz a Kaspar para guardar a seguinte frase: “ Devo me tornar tão bom cavaleiro quanto meu pai foi.” Amanhecendo o dia o homem deixa Kaspar em uma praça com uma carta na mão. Kaspar fica um tempo parado sem saber o que fazer até que aparece um outro homem da cidade disposto a ajuda-lo; ao tentar conversar com Kaspar ele não obtém muito sucesso e então leva-o ao destino que estava escrito na carta, a casa do capitão da cavalaria, chegando ao local o capitão está ausente, ele pede para que o senhor que os atendeu acolha Kaspar, este diz que não será possível, apenas se ele concordar em ficar no estábulo, como Kaspar só entende e sabe falar cavalo, este entende que Kaspar concorda e o deixa no estábulo.
Após um tempo uma grande quantidade de pessoas observam Kaspar dormir, eis que tentam acordá-lo em vão. O capitão resolve ler a carta, que contém a história de Kaspar até aquele momento, sobre seu abandono e o homem que o criou, este que prefere ficar no anonimato. A