China
1. (Fgv) A China vem realizando um desenvolvimento econômico extraordinário, com taxas de crescimento anual entre 7 e 10% ao ano. Mantido esse ritmo, a China irá quadruplicar sua economia até 2020 e, certamente, será um dos principais pólos da economia global.
[pic]
A partir da afirmativa e do mapa:
a) apresente dois fatores responsáveis por esse crescimento;
b) indique duas características espaciais desse crescimento.
2. (Uerj) Em razão de seu destaque em termos de crescimento econômico nas últimas décadas, cogita-se a possibilidade de a China se tornar uma nova potência mundial, vindo a ocupar a atual posição dos Estados Unidos. Contudo, esse crescimento agravou desigualdades e problemas que podem dificultar a trajetória do gigante asiático.
Identifique duas importantes desigualdades espaciais na distribuição da riqueza na China e dois problemas ambientais, em escala nacional, que precisam ser resolvidos para que não se comprometa o seu futuro desempenho.
3. (Ufrj)
[pic]
Na Zona Econômica Especial (ZEE) de Pudong, que ocupa 500 km£ na costa chinesa, está sendo construído o maior centro financeiro, industrial e comercial do Extremo Oriente. Antes do fim do ano, cerca de cem entidades financeiras da Europa e dos Estados Unidos se somarão às 200 que já operam na ZEE, considerada uma das maiores captadoras de investimentos na Ásia.
Apresente uma vantagem oferecida pelo Estado chinês para atrair capitais transnacionais para Pudong.
4. (Ufrrj) Os dados a seguir demonstram as conseqüências da política demográfica adotada pela China nos últimos 30 anos.
"FOLHA DE SÃO PAULO", 13/06/2004.
Apresente os princípios básicos dessa política relacionando-a a situação retratada no quadro.
5. (Ufu) Observe o mapa a seguir.
[pic]
Utilizando-se das informações apresentadas no mapa,
a) compare a região ocidental e oriental da China quanto aos aspectos físicos.
b) relacione os aspectos físicos do