Karl Marx
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA DE ECONOMIA POLITICA
Professor: André Nunes
1. Objetivo Geral: Apresentar as idéias sobre a evolução do pensamento econômico referentes à Escola Marxista e as contribuições à teoria econômica oriundas do pensamento de Karl Marx.
2. Objetivos Específicos:
1. Contextualizar o pensamento de Karl Marx, no século XIX, e suas principais idéias econômicas;
2. Apresentar um resumo da vida de Karl Marx;
3. Introduzir conceitos como: socialismo científico, superestrutura, dialética, luta de classes, mais-valia, materialismo histórico e comunismo;
4. Contrapor a argumentação de superestrutura do marxismo com os modelos clássicos.
3. Tema Central da aula1
O texto mais lido de Marx (e Engels) é, com certeza, o Manifesto Comunista. Nele Marx propõe o imposto de renda progressivo, a abolição do trabalho infantil e a educação gratuita (propostas que hoje aceitamos como norma). Propõe, também, a abolição da propriedade privada e o estabelecimento de um monopólio estatal em áreas como atividades bancárias, comunicações e transportes. Para Strathern (2002):
“... Karl Marx entendeu mal a economia, mas também a entendeu bem. O comunismo que propôs para substituir o capitalismo não funciona: várias de suas críticas mais argutas do capitalismo, contudo, permanecem sem resposta. As questões de justiça social que Marx suscitou, prementes e cruciais na época, ainda estão conosco. (...) Mesmo nos centros de afluência que o capitalismo criou, suas “contradições” continuam evidentes, como nos guetos urbanos de Chicago e Los Angeles, nas áreas economicamente mortas do norte da Inglaterra e em Nápoles. O capitalismo tornou-se a história de sucesso mundial, mas teve seu preço. Na época de Marx, esse preço estava começando a parecer insuportável”. Strathern (2002: pg 157 a 158).
3.1 A vida de Marx
Karl Marx nasce em 1818, em Trier, "a menor e mais desgraçada aldeia, cheia de mexericos e ridículos endeusamentos locais".