Pcc2
As lendas urbanas são histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, este texto transita sobre a zona intersticial entre a crença e a dúvida.A lenda pode ser divulgada oralmente, pela internet , pela imprensa ou de pessoa para pessoa, esta narrativa é figurado como um folclore moderno.
Muitas lendas são antigas e vão se modificando com o tempo e se incorporando as outras culturas um belo exemplo é a história da "loira do banheiro".
Com relação a característica estrutural é uma narrativa que procura sempre se autentificar baseada pelos relatos das testemunhas e provas supostamente existentes, como pode-se comprovar no trecho do texto 1 de Camila Borges Rodrigues dos Santos " Esta história foi verídica ocorreu 14/04/2008".Também é uma narrativa repassada de pessoa para pessoa como se faz presente no trecho:" Um menino que morava lá começou a contar uma lenda".Cada vez que a lenda é contada o fato é aumentado, mas o narrador costuma confirmar como se tivesse vivido o fato.
2)Quais as diferenças entre lendas urbanas, fait divers e rumores?
O rumor, diferentemente da lenda, tende a ser não-narrativo e ter vida curta, embora possa contribuir para o crescimento e difusão de um lenda, este texto é um relato breve anonimo e não verificado de um suposto acontecimento que circula de boca em boca pela mídia, tem vida curta e com o tempo são desbancados com o surgimento de novos rumores. Os rumores também são chamados de "medos do momento", uma notícia que ameaça a segurança de uma pessoa e grupos como por exemplo: vírus de computador, roubo de tráficos ou cultos satânicos.
O fait divers significa " fatos diversos", é popular entre o público, utilizada para identificar aquelas notícias que só são destacadas por jornais porque são curiosas e inusitadas.
Um fato cotidiano pode ter um destaque como por exemplo: um macaco que roubou a câmera de um fotógrafo e fez belíssimas autorretrados sorrindo.
De linguagem parecida com a dos