KARL MARX
KARL MARX: VIDA E OBRA
Vitória da Conquista, Novembro de 2013
KARL HEINRICH MARX
Nasceu na Prússia (atual Alemanha) em Tréveris, Renânia, província que faz fronteira com o norte da França, em 5 de maio de 1818. Vindo de uma família judaico-alemã de classe média, foi batizado em uma igreja protestante. Foi o segundo de nove filhos de Henriette Pressburg (1788–1863), judia holandesa, e Herschel Marx (1777–1838), um advogado e conselheiro de Justiça, descende de uma família de rabinos, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço público, quando Marx ainda tinha seis anos. Herschel era perseguido pelo governo absolutista de Frederico Guilherme III.
Aos 12 anos de idade, iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em sua cidade natal, ano em que eclodiram revoluções em diversos países europeus. Concluiu o curso ginasial em 1835 e entrou para a Universidade de Bonn para estudar Direito, onde participou da luta política estudantil. Transferindo-se no final do ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi professor e reitor, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx.
Em Berlim, ingressou no Clube dos Doutores, que era liderado por um de seus professores Bruno Bauer, de Teologia. Este considerava que os evangelhos eram narrativas fantásticas, criadas por necessidades psicológicas. Ali perdeu interesse pelo Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. Eram os “hegelianos de esquerda”, que procuram analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade de transformações na burguesia da Alemanha.
Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor. Durante esse período seu pai veio a falecer. Em 1841, na Universidade de Iena, apresentou sua tese de doutorado