Fundamentos do grid
O design tem como objetivo a solução de problemas tratando-se de níveis visuais e organizativos reunindo inúmeros elementos para transmitir uma informação de forma coesa. O grid é uma das maneiras de organizar esses elementos de usos diversos de acordo com o conceito de cada designer.
O grid tornou-se a solução para problemas de produção e comunicação no design já que ele transmite clareza, eficiência, economia de espaço e identidade, utilizando-se de uma ordem sistemática para diversos tipos de informação em um layout.
Outra vantagem do grid é a redução de tempo para diagramar uma grande quantidade de informações, como por exemplo, um livro ou um catálogo.
O conhecimento do conteúdo é o diferencial de um grid, em termos de qualidades visuais e espaço tipográfico que é formado por relações entre letras, palavras, frases e juntos geram um elemento visual (linha), considerado como uma estrutura simples mas dotada de direção e movimento estabelecida no campo espacial.
Os parágrafos, linhas após outras, cria uma forma com limite sólido e maleável. Alongando esta estrutura no comprimento gera-se uma coluna, podendo ser usada repetidamente ou de proporções variadas, tornando ele mesmo um espaço.
Assim como a massa densa das palavras, os vazios entre os parágrafos e as colunas, ajudam a conduzir a direção do olhar pelo conteúdo. O designer se utilizada da quebra de espaços para estimular e envolver o observador, assim como para destacar algo importante percebido ao ser inseridas mudanças como espaçamento ou peso maior, hierarquizando as informações de forma que a sequência seja percebida pelo observador, diferenciando assim das composições regulares que tem o aspecto estático, fadigando a leitura.
A construção de um grid adequado depende de duas fases. Primeiramente o designer deve avaliar as exigências informativas do conteúdo e do material a ser utilizado. Além disso, o designer deve se preocupar também com