Tecnico de enfermagem
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: CTI / UTI
PROFESSOR: MARCELO RICARDO
LUCILA RODRIGUES DOS ANJOS
MARIA LAURA RESENDE DOS SANTOS
SEBASTIANA REZENDE TEIXEIRA
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
(IAM)
BELÉM
2013
INTRODUÇÃO
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
Conceito
O infarto agudo do miocárdio, popularmente, conhecido como ataque cardíaco ou parada cardíaca, é a interrupção da passagem de sangue para o coração, o que causa a morte das células cardíacas.
Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes.
O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, um trombo, dentro das artérias acarretam o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração (necrose do músculo cardíaco).
Causas do Infarto Agudo do Miocárdio
A principal causa do infarto agudo do miocárdio é o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias que levam sangue para o coração. Elas podem surgir em pacientes predispostos geneticamente, com o próprio passar da idade, sendo a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto, o fumo, o excesso de peso e a má alimentação, alguns fatores que facilitam a formação desses placas.
Outra possível causa é o espasmo da coronária. Comum em mulheres.
Sintomas do Infarto
Os principais sintomas do infarto são:
Dor do lado esquerdo do peito em forma de aperto, ou "angústia", que irradia como dormênciajdor para o braço esquerdo ou muito raramente no braço direito, pescoço ou costas
Palidez (rosto branco)
Enjoo
Sudorese "fria"