Rubem Valentim
Inicialmente, formou-se em Odontologia, pela Universidade Federal da Bahia(UFBA) no ano de 1946, profissão da qual foi se afastando gradativamente por volta de 1948 para se dedicar mais à pintura. Nesse mesmo ano, ingressou no curso de jornalismo na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia(FFCH) e o concluiu em 1953...através do curso publicou artigos sobre arte.
Em 1949 participou pela primeira vez de uma coletiva, o Salão Baiano de Belas Artes, e em 1954 fez a sua primeira individual, na Galeria Oxumaré de Salvador.
Em 1957, passou a morar no Rio de Janeiro, onde se torna professor assistente de Carlos Cavalcanti no curso de história da arte, no Instituto de Belas Artes. A partir daí, Valentim, passou a participar ativamente da vida artística dessa cidade e da cidade de São Paulo, expondo em inúmeras coletivas, salões e certames, como a Bienal de São Paulo e o Salão Paulista de Arte Moderna.
Participando do Salão Nacional de Arte Moderna(SNAM), ganha o prêmio de viagem ao estrangeiro em 1962; com esse prêmio embarca em 1963 para a Europa, fixando-se em Roma após visitar vários países. Na capital italiana permaneceu por três anos, realizando em 1965 uma individual na Casa do Brasil, além de participar de algumas coletivas.
Em setembro de 1966, após tomar parte no Festival Mundial de Artes Negras de Dacar (Senegal), retorna ao Brasil e passa a residir em Brasília, ao retornar ao Brasil, reside em Brasília e, atendendo a convite, leciona pintura no Ateliê Livre do Instituto Central de Artes