Design grafico
técnica com emoção
Da Itália partiu o estilo Barroco que se expandiu por toda a Europa e pelo mundo ocidental até meados do século XVIII [18]. O Barroco pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. Essa grandiosidade é explicada pela situação histórica, marcada pela reação da Igreja Católica ao movimento protestante [Reforma] e ao mesmo tempo pelo desenvolvimento do regime absolutista. Dessa maneira, temos uma arte diretamente comprometida com essa nova realidade, servindo como elemento de propaganda dos valores da Igreja. Mas não somente da Igreja, pois o universo Barroco era pura dubiedade, contraste. Por isso, se por um lado mostrava os valores da Igreja, o sagrado, a emoção da fé...por outro, mostrava o profano, a emoção da carne, a paixão humana.
O Barroco serviu à Igreja em seu movimento de Contra-Reforma, na tentativa do clero para atrair os fiéis que haviam se dispersado ou que estavam um tanto abalados pelos da Reforma protestante. Costuma-se dizer que a arte barroca foi usada pela Igreja como uma aliada no resgate de fiéis.
Conceitos de Heinrich Wölflin, no livro Conceitos Fundamentais da História da Arte. Clássico é Linear. Barroco é pictórico. Linear busca a beleza através da linha, distingue as figuras, coloca contorno bem definido, formas nítidas. No Clássico [Renascimento] clareza absoluta significa máxima nitidez, na qual todos os detalhes se apresentam de frente, ângulo para maior claridade. Visibilidade perfeita. Clareza relativa deixa partes meio esboçadas, esconde os detalhes no jogo de luz e sombras, no claro-escuro, mostra vários ângulos, não somente o frontal. Este é o modo Barroco de ver. Comparem a seguir.
1
Da Vinci
Rubens
Um grande artista foi Caravaggio [1571 – 1610], rebelde, provocador de brigas, um dos maiores representantes do estilo Barroco. Ele pintava gente do