Karl marx
INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA
DOCENTE: ARTHUR DA GAMA FRANÇA
DISCENTES: INGRID FERNANDA DE S. DANTAS MARLENE PRIMO MILÂNIA SANTOS LIMEIRA
MÉTODOS E PRINCIPAIS CONEITOS DE KARL MARX
INTRODUÇÃO
* 1818 – Nasce Karl Marx em Trier na Prúsia; * 1841 – Doutoramento pela faculdade de filosofia de Lena; * 1844 – Conhece Engels, seu melhor amigo e principal colaborador; * 1883 – Publicação do livro I de O Capital; * 1883 – Marx falece na Inglaterra.
INFLUÊNCIAS TEÓRICAS
* A doutrina de Hegel; * O materialismo de Feuerbach; * O socialismo utópico francês (representado por Saint-Simon, Louis Blanc e Proudhon); * E a economia política clássica britânica (representada por Adam Smith e David Ricardo).
A INTERPRETAÇÃO DIALÉTICA
* Analisa a história como um movimento; * Movimento consequênte das próprias ações dos homens; * Reflexão crítica sobre a realidade; * Somente a dialética consegue apreender os movimentos do real; * Papel central do pensamento na apreensão do real; * O pensamento está inserido no próprio real.
O MÉTODO DIALÉTICO
* Dialética de Platão – Diálogo: Tese; Antítese, Síntese. * Dialética de Hegel – Afirma que a contradição, o conflito com a própria condição da vida social que resultam na negação de uma determinada ordem. * Dialética de Marx – Sistemas de produção: Feudalismo; Burguesia; Capitalismo.
A SOCIEDADE
* Marx propõe uma filosofia da ação no lugar dos grandes sistemas filosóficos especulativo. * O pensamento de Marx possui objetivos práticos e políticos, voltados para a critica e para a transformação revolucionaria do capitalismo na direção do socialismo e do comunismo.
O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
É composto pelos meios de produção e as relações de produção. * Meios de produção: Maquinas,