Karl Marx - O processo de produção
-Processo de Trabalho e relação social na produção;
-Método Dialético
-A mercadoria: os fundamentos da produção da sociedade e seu conhecimento
Marx nasceu em 1818, cursou direito inicialmente, todavia migrou de curso estudando sociologia, filosofia e economia. participou de movimentos estudantis e adotou ideias de esquerda, pois se preocupava com os trabalhadores.
Para Marx o trabalho era a base de toda a sociedade capitalista, realizado pelo proletariado. Esses vendiam sua força de trabalho para poder sobreviver, se tornando ferramentas do capitalista.
Marx fala sobre a mercadoria, que é tudo o que é produzido para a troca, cada mercadoria adota um valor de acordo com sua preciosidade ou seu “status” na sociedade. Criou o conceito da mais valia, esse que foi empregado por ele para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe. Os operários em determinada produção produzem bens (ex: 100 carros num mês), se dividirmos o valor dos carros pelo trabalho realizado dos operários teremos o valor do trabalho de cada operário. Entretanto os carros são vendidos por um preço maior, esta diferença é o lucro do proprietário da fábrica, a esta diferença Marx chama de valor excedente ou maior, ou mais-valia.50.
Marx falou sobre o materialismo dialético, que é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural