KARL MARC
Trabalho: é o conjunto das atividades humanas, manuais ou intelectuais, que visam a produtividade.
Disciplina: Submissão ou respeito às regras, às normas, àqueles que são seus superiores etc: disciplina estudantil; disciplina ideológica. Regulamentação que garante a satisfação de indivíduos ou instituições.
Boa conduta
Marx
Os clássicos, ao usarem a teoria do valor-trabalho, cometiam certas incoerências porque mediam o valor dos bens pela quantidade de trabalho neles incorporada, mas ao chegar ao preço do trabalho, recorriam à oferta e à procura. Isto é, não aplicavam o mesmo princípio aos salários.
Marx não aceita esta incoerência. Ele começa fazendo uma distinção entre trabalho e força de trabalho. ‘’O trabalhador vende sua força de trabalho, não seu trabalho’’. Isto é, vende sua aptidão para trabalhar. ‘’E o valor da força de trabalho é igual ao valor da cesta de bens que possilibita a sobrevivência do trabalhador na sociedade em que ele opera’’. A mais-valia é, portanto, aquele valor que o trabalhador cria além do valor de sua força de trabalho.
O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
A divisão do trabalho, segundo Marx, segue esse mesmo modelo, pois para a teoria marxista, esta é uma maneira de construir relações sociais de produção. Essa divisão do trabalho cria uma oposição entre duas classes sociais, que são a detentora dos meios e/ou modos de produção e a possuidora da força de trabalho, de modo que a primeira exerce um domínio sobre a segunda por meio de dois fatores essenciais: a alienação e a ideologia.
Durkheim
Para Durkheim, é por meio da Divisão Social do Trabalho que a forma mais