fundamentação teótica - estrutura organizacional

633 palavras 3 páginas
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Níveis de influência da estrutura organizacional

Entre todas as definições de Estrutura organizacional propostas pelos mais conceituados autores em diferentes perspectivas pode-se destacar dois fatores comuns: a divisão de trabalho e a hierarquia. Desta forma pode-se definir estrutura organizacional como a forma pela qual a organização distribui a autoridade e as atividades, sejam estas de qualquer nível, seja como realizar a comunicação entre as pessoas, fazendo com que estas exerçam a autoridade que lhes cabe para alcançar os objetivos organizacionais em resumo estrutura organizacional.
As organizações perceberam que se estruturar é necessário e principal forma de se manter no mercado competitivo Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional.
“ Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.”

3
Toda empresa possui dois tipos básicos e fundamentais de estrutura: a Formal e Informal.
Robbins (2006,p,171) entende a estrutura organizacional "como as tarefas são normalmente divididas, agrupadas e coordenadas" dentro de uma organização de empresa. Os modernos teóricos da Administração não concordam que exista uma maneira única ou ideal de se projetar uma organização.
De acordo com Henry Mintzberg as organizações são compostas de cinco partes: o núcleo operacional, que são os responsáveis pelo trabalho básico de fabricar o produto ou prestar o serviço e a medida que a organização cresce faz-se necessário a presença de um gerente em temo integral, estes constitui a cúpula estratégica cuja gerencia fica sob a responsabilidade da

Relacionados

  • Custo de Capital
    8354 palavras | 34 páginas