Karatê
Atualmente, há vários tipos de artes marciais espalhadas pelo mundo. Dentre elas existe o karatê, que é uma arte utilizada para fortalecer um indivíduo tanto para autodefesa, quanto mentalmente. É também um tipo de luta que traz junto ao seu desenvolvimento um enorme conjunto de relações entre mestres na arte e aprendizes.
Como qualquer área de ensino, o karatê também tem preceitos que são priorizados para um lutador, dentre eles: valorização do bom relacionamento interpessoal, respeito mútuo, caráter, disciplina, autocontrole etc.
O atual trabalho tem como objetivo mostrar o contexto histórico de desenvolvimento da arte marcial, assim como também mostrar os estilos criados a partir de suas características, as regras de disputa da arte marcial em discussão, os benefícios adquiridos em sua prática, dentre outros pontos.
Karatê
• O que é o karatê?
Karatê é uma palavra japonesa que quer dizer “mãos vazias”. Essa é uma arte marcial que em seus princípios diz que numa luta a únicas armas que podem ser utilizadas são o próprio corpo e a inteligência, as quais são mais poderosas do qualquer outro equipamento. Por isso a designação karatê.
• Histórico da arte.
O karatê surgiu há um período aproximado de doze séculos. Tem-se uma dúvida quanto ao seu surgimento, pois uns dizem que a arte foi originada na china, outras dizem que foi na Índia. Por este motivo convencionou-se dizer que o karatê foi originado na China ou na Índia. De acordo com o passar do tempo, o karatê foi sendo desenvolvido e passado de geração em geração. Isso fez com que mudanças fossem atribuídas ao mesmo, formando diversos estilos da arte.
O homem conhecido como Gichin Funakoshi foi o responsável pelo maior desenvolvimento do karatê, assim como também o introduziu como esporte no Japão. Seus feitos contribuíram para que o ministério da educação japonesa lhe convidasse para ministrar aulas de karatê em escolas e universidades do país. Em seus ensinamentos, Funakoshi pretendia ajudar