Kant
11/12/2014
Kant é um dos maiores pensadores da modernidade e para alguns o maior pensador da história do pensamento moral. É fundamental entendermos o sistema filosófico de Kant, dado que, se não entender, certamente será quase impossível entender nossa atualidade com relação às questões morais.
Kant é um pensador de uma biografia sem graça, nunca viajou, viveu sempre na mesma cidade, não consta que teve muitos amores, levou uma vida regrada e coerente com sua filosofia.
Kant produziu suas grandes obras com mais de 60 anos, coisa que não é muito comum.
Hoje a Filosofia é composta por três áreas do conhecimento, mas já houve um tempo em que a filosofia era confundida com todo tipo de conhecimento, mas como foi dito hoje a filosofia conserva somente três preocupações:
1º - Epistemologia: área que se preocupa com o conhecimento, isto é, o que podemos conhecer? Como podemos conhecer? Até onde podemos conhecer? O que tem que acontecer na minha mente para afirmar que eu conheço alguma coisa?
2º - O Belo: o que é o belo? O que é a beleza? O que o mundo tem que ter pra ser considerado belo? Quais são os efeitos do belo? O belo é universal ou subjetivo? O belo surge do observado ou é atributo dado ao observado por quem contempla? Será que diante de alguma coisa bela todos tem que identificar ali a beleza?
3º - Ética - é o estudo de como devemos agir? É uma preocupação referente ao comportamento humano, mas que fique claro que não é preocupação cientifica que se preocupa do porque o homem age como ele age, porquanto, essa preocupação está a cargo da Psicologia, da Antropologia, da Economia e etc. Mas a preocupação da Filosofia está em como o homem deveria agir para viver bem, ou seja, é uma preocupação de índole moral.
Kant consagra uma grande obra para cada área da filosofia:
Epistemologia – A Obra é a Critica da Razão Pura, essa é uma obra muito difícil e tem por objetivo estudar os limites da razão, ou seja, até onde podemos conhecer