kant
IMMANUEL KANT
MARÇO 2014
BIOGRAFIA
Immanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1724 em uma cidade pequena da Prússica Oriental, Konigsberg. Seu pai era um pequeno artesão. Sua educação foi rígida e religiosa, baseada em princípios que pregavam uma vida simples, respeitosa e obediente à moral.
Apesar de Kant nunca ter saído da cidade em que nasceu, ele sempre esteve a par dos problemas sociais e políticos de sua época, sendo, por exemplo, a favor da Revolução Francesa, pois acreditava que ela confrontava-se com um “problema moral”.
Kant não se casou, não teve filhos, somente dedicou- se toda vida à elaboração de uma das obras mais importantes da história da filosofia.
VIDA E OBRA
Com 16 anos, Kant entrou para a Universidade de Konigsberg e deu ênfase nos estudos da disciplina de Filosofia de Goltfried Wilhelm Leibniz e Christian Wolf, orientado por Martin Knutzen, que lhe apresentou a nova física matemática de Newton. Após a morte do pai em 1746, Kant começou a dar aulas particulares para manter a família, sendo obrigado a interromper os estudos universitários. Kant publicou no ano de 1749 sua primeira obra filosófica (Pensamentos sobre o verdadeiro valor das forças vivas). Após oito anos (1754) Kant, ajudado por um amigo, retornou à universidade e concluiu seu doutorado, e assim tornou- se professor universitário, Lecionando matérias como lógica, filosofia moral, geografia, matemática física e metafísica.
Kant tornou- se um filósofo conhecido e respeitado, Porém, devido a suas idéias sobre religião, foi proibido pelo Rei Frederico Guilherme II da Prússia em 1792, de dar aulas ou escrever a respeito de assuntos religiosos. Cinco anos depois, com a morte do Rei Frederico Guilherme II, Kant publicou um sumário de idéias religiosas (1798), por sentir- se desobrigado a obedecer a censura dada antes pelo rei.
OBRAS:
Dissertação sobre a forma e os princípios do mundo sensível e inteligível