kanban
Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) podem ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida como Sistema Toyota de Produção.
O sistema Kanban é uma das variantes mais conhecidas do Just in Time.
O kanban é um sistema desenvolvido por um executivo da toyota
Índice
[esconder]
1HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban" e-HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban"KanbanHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban" - HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban"KanbanHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban" Eletrônico
2HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban" HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban"KanbanHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban" de Produção
3HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban" HYPERLINK