Avaliação de EEE
Como avaliar a eficiência, eficácia e efetividade das escolas?
Se tomarmos por base o Paradigma Multidimensional da Administração na
Educação, proposto por Sander (1982/1995), podemos entender as noções de eficiência, eficácia e efetividade como intrínsecas ou não a instituição escolar. Apesar disso, assumem entre si relações de dependência, onde as dimensões técnicas
(econômica e pedagógica) são reguladas pelas substantivas (cultural e pedagógica), e por isso é necessária uma visão interdisciplinar para compreender esse sistema e avalia-lo de forma adequada.
O conceito de efetividade está relacionado a noção de racionalidade econômica, ou seja, a capacidade de se administrar para que se tenha um alto grau de produtividade. Embora o fator econômico caracterize este tópico como externo a escola, a efetividade só ocorrerá se a administração maximizar a captação de recursos financeiros e instrumentos tecnológicos no sistema educacional e em suas escolas.
Já a eficácia, diz respeito essencialmente aos objetivos ligados à escola, ou seja, assume um caráter de aspecto pedagógico. " A administração será tanto mais eficaz quanto maior for o seu sucesso no alcance dos objetivos educacionais." (SANDER,
1982, p. 19).
A noção de efetividade visa atender tanto a demandas sociais quanto políticas,
Sendo, portanto, externa à organização educacional, com objetivos mais amplos ligados ao desenvolvimento humano e qualidade de vida dos participantes e sociedade como um todo. “Quanto maior o grau de participação solidária dos membros da comunidade, direta ou indiretamente comprometidos com a administração da educação, maior será sua efetividade e maior sua capacidade política para responder concreta e imediatamente às necessidades e aspirações sociais.” (SANDER, 1995, p. 49).
Ainda, se atentarmos para os diferentes tipos de avaliação proposto por
(MOTTA, 1992; CALMON,1999), vemos que a forma de Monitoramento de Programa é a que nos atende de maneira