Kanban
O kanban (do japonês = marcador, cartão, sinal ou placa) é um modelo de produção e movimento de materiais no sistema JIT. O kanban é um dispositivo que serve para controlar a ordem das atividades em um processo seqüencial. Seu objetivo é indicar a necessidade de mais material e assegurar que ele seja entregue a tempo de garantir a continuidade da execução da atividade.
O Kanban é um sistema de controle físico e visual que consiste em cartões e contêineres. Existem dois tipos de cartões que podem ser de papel, metal ou plástico: o cartão de produção (CP) para autorizar a produção e o cartão de movimentação ou transporte para identificar peças em qualquer contêiner.
O sistema funciona da seguinte maneira: a linha de montagem final recebe o programa de trabalho que deve ser o mesmo diariamente. Todos os demais operadores de maquinas e fornecedores recebem as ordens de fabricação por meio de cartões kanban – dos postos subseqüentes. Quando a produção pára por algum motivo, por certo, o posto parado não envia cartão de kanban para o posto que o procede, e este também para até que complete o contêiner que estava enchendo, e assim sucessivamente.
Capitulo 1. O kanban
1.1 A origem do Sistema Toyota de Produção
O kanban foi desenvolvido por Taiichi ohno, vice-presidente da Toyota Motor, ele se inspirou nas idéias dos supermercados americanos aonde as prateleiras eram abastecidas na medida em que era esvaziada por meio de um controle visual.
Depois da segunda guerra mundial, a Toyota recebeu uma autorização do GHQ do exercito americano para fabricar caminhões. O propósito era reconstruir a empresa. Nesta época a Toyota tinha apenas maquinas e instalações para uso em tempo de guerra e a produtividade era bastante baixa.
Embora iniciasse a produção visando fabricar 800 caminhões por mês a Toyota não atingiu o objetivo por causa das péssimas condições da época. Quando finalmente Toyota