TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
É o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração, aplicação e uso da informação. Também é comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware, etc.
A aplicação, obtenção, processamento, armazenamento e transmissão de dados também são objeto de estudo na TI. O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma atividade de importância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, no rádio e na televisão.
Nos dias atuais em que o mercado segue em ascensão e a briga com a concorrência é cada vez mais acirrada, as organizações ou empresas que não fizerem investimentos em TI, como infraestrutura, informatização e otimização em seus processos internos, infelizmente não irão conseguir se sustentar no mercado. No cenário atual percebemos uma constante mudança tecnológica, e a Tecnologia da Informação esta se tornando cada vez mais um diferencial competitivo na busca dos objetivos das organizações.
A TI de uma empresa ou organização deixou de ser os famosos CPD’s (Centro de Processamento de dados), que presta suporte interno, hoje o setor passa a ser fundamental para a conquista da visão do futuro de uma empresa ou organização, ou seja, a TI mais do que nunca deve estar alinhado com o planejamento estratégico e com as tomadas de decisão da administração.
Funções da TI
Fonte: