Kanban
O Kanban é uma simbologia visual utilizada para registrar ações. A palavra Kanban teve a sua origem no Japão, e pode ser traduzida como Cartão visual. É um subsistema do sistema Toyota de produção (STP) usado para controlar os estoques em processo, a produção e o suprimento de componentes e, em determinados casos, de matérias-primas. Definido como um sistema de coordenação de ordens de produção e compra (SCO) por Fernandes e Godinho Filho (2007), o sistema Kanban controla a produção dos produtos necessários, na quantidade e no momento necessário, Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.
É usado na indústria brasileira desde a década de 80, e é uma ótima ferramenta na gestão de estoque e controle de fluxo de materiais.
Historia
Após 2ª guerra o Japão verificou a necessidade de melhorar sua produtividade para baixar custos. A ideia do Kanban nasceu em 1953 em uma pequena indústria de caminhões chamada Toyota. O empresário da Toyota, em visita aos EUA observou o funcionamento de um supermercado, nos seguintes aspectos:
• Mercadorias distribuídas em prateleiras;
• Informações necessárias em um pequeno cartão;
• Mercadoria retirada pelo próprio consumidor
• Reposição é feita de acordo com a demanda.
Funcionamento
Kanban, etiqueta ou cartão - método de puxar a produção através da procura, isto é, o ritmo da produção é determinado de circulação, consumo dos produtos no sentido jusante do fluxo da produção.
Objetivo: aumentar a produtividade e reduzir os custos através de eliminação de todos os tipos de funções desnecessárias da produção, na quantidade e tempo necessários, nem mais e nem menos, eliminando-se estoques intermediários e de produtos acabados, como a consequente redução dos custos e o aumento da produtividade.
Figura 6: Exemplo da funcionalidade do sistema Kanban. Fonte: citisystems Site.
Quadro de cartões Kanban
No nosso exemplo