Trabalhos para Português
Turma – AS13
Ano -10º ano
Alunos - Ana Sofia Costa; Laura Costa; Madalena Almeida
Data de Entrega - 21 de Fevereiro de 14
Autor: Eugénio de Andrade
Poema:
Os Amantes Sem Dinheiro
Introdução
Bibliografia do Poeta
Nome completo - José Fontinhas
Pseudónimo (s) - Eugénio de Andrade
Nascimento - 19 de Janeiro de 1923
Póvoa de Atalaia, Portugal
Morte - 13 de Junho de 2005 (82 anos)
Porto, Portugal
Nacionalidade - Portuguesa
Ocupação - Poeta, escritor, tradutor
Género literária - Poesia lírica
O poeta frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola Técnica Machado de Castro, tendo escrito os seus primeiros poemas em 1936, o primeiro dos quais, intitulado Narciso, publicou três anos mais tarde.
Tornou-se funcionário público em 1947, exercendo durante 35 anos as funções de Inspector Administrativo do Ministério da Saúde.
Uma transferência de serviço levá-lo-ia a instalar-se no Porto em 1950, numa casa que só deixou mais de quatro décadas depois, quando se mudou para o edifício da extinta Fundação Eugénio de Andrade, na Foz do Douro.
Durante os anos que se seguem até hoje, o poeta fez diversas viagens, foi convidado para participar em vários eventos e travou amizades com muitas personalidades da cultura portuguesa e estrangeira.
Apesar do seu enorme prestígio nacional e internacional, Eugénio de Andrade sempre viveu distanciado da chamada vida social, literária ou mundana, tendo o próprio justificado as suas raras aparições públicas com «essa debilidade do coração que é a amizade».
Obra literária
Eugénio de Andrade estreia-se em 1939 com a obra Narciso.
Em 1942 tornou-se mais conhecido com o livro de versos Adolescente.
No ano de 1948, o poeta é valorizado e consagrado com a publicação de As mãos e os frutos, que mereceu os aplausos de críticos como Jorge de Sena ou Vitorino Nemésio.
Entre as dezenas de obras que publicou encontram-se, na poesia, Os amantes sem dinheiro (1950), As