Kanban
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE
KANBAN
por
DIEGO MARCELO PAIVA DE QUEIROZ
ITAMIR FERNANDES DA SILVA
KELVIO GOMES SANTOS
Brasília (DF) – 2011
Kanban é uma ferramenta de controle utilizada no sistema de produção Just-in-Time que possibilita que o número exato de materiais ou peças necessárias seja levado a cada estágio da cadeia produtiva no momento apropriado para que se possam diminuir os estoques.
O Kanban foi desenvolvido e aplicado por Taiichi Ohno, na década de 50 na Toyota Motor Company, através de cartões de papel contendo informações sobre as peças utilizadas na produção de veículos. O sistema surgiu após observações realizadas por Taiichi Ohno nos supermercados americanos, cujas prateleiras dispunham de espaços limitados para cada mercadoria, que eram reabastecidas somente quando esvaziavam, ou seja, somente quando era realmente necessário.
Segundo Moura (1989), o sistema Kanban funciona da seguinte maneira: Cada processo tem um local, que armazena uma quantidade preestabelecida de cada item ali produzido, este processo só irá produzir quando for necessário repor esta quantidade. O processo subsequente retira deste local os itens necessários à sua demanda, e então sinaliza com um cartão, a necessidade de reposição deste item. Assim, o processo repositor irá produzir o item, evitando excessos de estoque.
Desta idéia surgiu um novo método de produção, denominado Just-in-Time, onde a produção é “puxada”, ou seja, nada é processado até que seja feita uma solicitação através de um Kanban, resultando em produtos com custos mais baixos e qualidade superior devido ao maior controle sobre as peças que são enviadas aos setores subsequentes, diferente do antigo sistema de “empurrar” que significa produzir antes do pedido, ocorrendo uma antecipação a uma necessidade, gerando custos mais altos com estocagem.
Para que o sistema Kanban funcione corretamente devem ser observados