kanban
2.1Conceito
Kan bam é uma técnica criada no intuito de melhorar na qualidade na cadeia de produção de uma empresa, a Toyota uma empresa japonesa foi a grande criadora dessa técnica inspirada no sistema de armazenamento de supermercados, a técnica foi difundida por Yasuhiro Monden .
A base desta técnica é simplesmente manter o fluxo dos produtos que estão no processo de construção, o kan ban (que significa etiqueta ou cartão) faz com que a linha de produção trabalhe apenas com o pedido requerido do mercado, ou seja produzir apenas o que se vendeu; e em relação a matéria prima, ela só é requerida pela empresa fabricante na hora exata de produção, e nisso se difunde o Just in time.
A semelhança ou integração do Just in time é de que só será necessário produzir o que foi pedido na quantidade e hora certa.
O kan ban é usado com o interesse reduzir alguns custos, ter um capital de giro mais ativo, e tem por interesse algumas metas como controle da qualidade, atender a demanda independente da quantidade pedida, suprimento ativo da matéria prima e reconhecer as condições dos colaboradores que acima de tudo são seres humanos e o kanban depende muito do desempenho de cada colaborador.
3. Operacionalidade da técnica
3.1 Técnica
O kan ban utiliza uma estratégia simples de funcionalidade, usando cartões de cores diferentes para a indicação da importância das peças, matéria prima, ordem de produção trazendo um equilíbrio e controle da produção. Estes cartões correm por dentro e fora da empresa, mas pode haver alterações de empresa para empresa.
São usados dois tipos de cartões:
Cartão de ordem de produção
Cartão de requisição
O kan bam de ordem de produção define a quantidade necessária que a produção deve fazer, e o kan ban de requisição define a quantidade de material que passa do produtor para o consumidor dos itens.
4.Vantagens e desvantagens do sistema kan ban
4.1 vantagens