Kanban Adriana
HISTÓRIA DO KANBAN
– O sistema kanban foi criado pelos japoneses da toyota, nasceu devido a maior competitividade existente entre empresas,a qual direcionou os esforços para a redução do custo de produção.
– O primeiro ponto a serem atacados foram os tempos mortos, ou seja as operações que não agregavam valor ao produto final.
– O segundo ponto a serem atacados foram os estoques intermediários no processo de produção, os quais ocasionavam um valor bastante representativo de investimento financeiro desnecessário.
– O terceiro ponto a ser atacado foram os estoques de produtos acabados, adequando estes a sua demanda.
Sistema Kanban
• O sistema kanban consiste em um método de produção no qual o comando da necessidade de produção será a própria demanda pelo produto, ou seja, somente será comandado o processo inicial de produção, se a empresa não possuir mais erário em estoque para a entrega ou para a reposição e, assim, sucessivamente, em sentido decrescente na linha de produção
• Podemos relacionar três processos independentes:
1. A
2. B
3. C
Seqüencial da produção
• A
B
C
C
B
A
• Consideramos que o processo C seja o final da produção. Ao
constatar que em C não existe mais as peças para a demanda necessária, então será comandado para A produzir somente a quantidade necessária. Ao constatar que também não possui a quantidade necessária, irá comandar para B realizar a produção da necessidade necessária, situação da qual B irá retirar sua matéria prima do estoque, sinalizando, assim, de acordo com os níveis de mínimo estoque, a necessidade de aquisição de mais material, ou não.
• O sistema se baseia em um controle visual, firmando em cartões, os quais guiam a produção na sua necessidade de lotes mínimos de produção, de acordo com a demanda. Estes lotes são sinalizados por recipientes que tenham capacidade de abrigar a quantidade exata de peças do lote mínimo. A sinalização visual do andamento da produção é controlada pelas cores vermelho,
vermelho